segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cheesecakes

Você sabe onde nasceu o cheesecake? Eu sempre pensei que fosse um doce de origem americana, mas descobri após algumas leituras que os americanos foram os divulgadores desta maravilha para o mundo. E foram eles que incorporaram o cream cheese a receita tornando-a ainda mais especial. Depois de algum tempo na cozinha, com as panelas e com as repetições constantes da mesma receita o aprimoramento é inevitável.
Um pouco de pesquisa prática me levou a identificar qual sabor combina mais com o queijo. Na minha opinião o limão siciliano é uma opção fenomenal para a mistura, muito melhor que a baunilha e os limões comuns. 

Onde mesmo nasceu o cheesecake?

Uma pesquisa rápida pela net vai te levar até 776 a.c. Os relatos históricos informam que o doce era servido na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos. Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta preciosidade mudou de mãos. E a lenda conta que os romanos ofereciam seus cheesecake aos deuses para acalmá-los. Então?! Você está pensando que o cheesecake é mesmo um doce dos deuses? E não é! Afinal, sua textura de nuvem com a cobertura da sua geleia favorita é mesmo de deixar qualquer um com água na boca.
Depois dos romanos a receita mudou de mãos e foi se espalhando pelo mundo até chegar nas mãos de algum americano que usou o cream cheese em sua receita básica e o popularizou pelo mundo inteiro. 
Atenção o ingrediente básico e essencial da cheesecake é o queijo, não importa muito toda a mistura, mas o queijo precisa estar presente.
Vários são os tipos de queijos encontrados em receitas que foram se modificando através do tempo. O queijo cremoso, o queijo francês Neufchâtel, o cottage e a ricota. O mais famoso e mais utilizado nos dias de hoje é o primeiro deles. Em 1872, um leiteiro americano tentando recriar o queijo Neufchâtel, acabou chegando ao cream cheese. 
Existem muitas receitas de cheese cake espalhadas pelo mundo. Umas vão ao forno, outras levam ovos, algumas gelatinas, mas no final todas elas tem sempre o sabor do queijo para acariciar o nosso paladar.
Ficou curioso para saber qual é a minha receita?Até podemos compartilhar, mas o fundamental é colocar a sua personalidade na receita, o seu carinho,  sua intuição e sempre doar seu coração a cada nova fornada do doce.

Minicheesecake de laranja
Feliz 2012 à todos os amigos e incentivadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário